03 março 2019

Uma Aposta que Deu Certo! Best Buy Atinge 1 Milhão de Assinantes!


Em vários artigos publicados neste blog tenho insistido na ideia de que o mercado varejista deve investir em ajudar seus potenciais clientes a entenderem e se engajarem com as novas tecnologias que vem entrando no mercado, na forma de dispositivos para a Casa Inteligente.

Em maio de 2018, na primeira parte de um artigo sobre Casa Inteligente no Brasil, mencionei a iniciativa da Best Buy em oferecer suporte técnico de qualquer produto “inteligente”, mesmo que não tenha sido comprado na própria Best Buy, por um valor anual de 200 dólares americanos.

Em novembro de 2018 publiquei um post  sobre uma iniciativa similar pela Vector Security e em dezembro de 2018 foi a vez de um post  sobre uma iniciativa da Office Depot, nos mesmos moldes.

Pois bem, agora em março de 2019 acabei de ler um artigo sobre como a Best Buy se saiu nesta iniciativa:

Acho que não resta dúvida de há espaço para este tipo de prestação de serviços. Em menos de um ano a Best Buy conseguiu este número impressionante de assinantes!

Vocês podem ler mais alguns detalhes utilizando o link acima, chegando ao artigo da CEPro.

Talvez este sucesso se deva a um pouco de atenção ao marketing e ao processo de venda, como oferecendo o suporte (que eles chamam de Best Buy Total Tech Support) como um vale-presente: você compra o suporte e o presenteia a um amigo ou parente. (Não resisti de pensar se quem recebeu o presente se sentiu presenteado ou ofendido: “Obrigado, eu precisava disso” ou “Você se cansou dos meus pedidos de ajuda?”).

Um outro “segredo” do sucesso talvez esteja em expandir os produtos cobertos, não só cuidando de coisas complexas, mas também de coisas mais simples como TV´s e aparelhos de som.  Isso ajuda a criar uma sensação confortável de dependência entre o cliente e a empresa prestadora do serviço.

E tenho certeza de que há um potencial enorme no mercado brasileiro, por vários motivos. Em geral, a mentalidade de Faça-Você-Mesmo não existe no Brasil; os usuários precisam de ajuda para tirar o mínimo de proveito dos produtos tecnológicos, além de suas funções muito básicas. Os produtos são, na enorme maioria, importados sem o devido suporte local, e o usuário precisa depender de tutoriais informais achados na Internet.

Pode-se argumentar que é um mercado pequeno e isso é verdade, por enquanto, principalmente devido à pouca disponibilidade e alto custo dos dispositivos “inteligentes” para a Casa Inteligente.

Mas é um mercado composto por pessoas de alto poder aquisitivo e que com certeza estão prontos a pagar pelo suporte e não desperdiçar seu tempo em curvas de aprendizado. E com certeza canalizarão suas compras através da empresa que lhe ofereça o melhor suporte ao longo do tempo.

Mas anda não conheço nenhuma empresa no Brasil buscando este mercado... Será que teremos também que “importar” este tipo de serviço, como Uber e outros tantos?

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