15 dezembro 2018

Mais Um Lá Fora, e Aqui, Quem Será o Primeiro?


Eu tenho escrito vários artigos focando na necessidade de um mercado de varejo para produtos relacionados com a Casa Inteligente. Acredito que haja a necessidade de termos redes varejistas especializadas em tecnologia e produtos inteligentes para que o mercado cresça no Brasil.

Estes varejistas não podem ser genéricos, precisam se dedicar a este mercado, tendo uma equipe especializada e incluindo servios em sua oferta aos clientes. Uma análise completa de como vejo este mercado “acontecendo” pode ser encontrada numa série de artigos neste blog, sendo o primeiro CasaInteligente no Brasil – Parte 1 – Produtos. Uma das primeiras empresas a entrar neste mercado especializado nos Estados Unidos foi a Best Buy, mas já temos notícia de outra, a VectorSecurity.

Pois bem, agora a Office Depot acaba de anunciar uma iniciativa similar. Esta rede varejista com mais de 1400 lojas e presença na Internet começa a oferecer serviços de suporte e instalação para produtos relacionados com o Google Home e com a Nest.

Apesar de diferenças significativas entre o Brasil e os Estados Unidos, alguns desafios são parecidos e um deles é a extensão geográfica. Uma Office Depot com 1400 lojas pode até atender adequadamente o mercado americano, mas qual seria a rede varejista brasileira com abrangência adequada?

Aqui vejo dois caminhos: ou apostamos em varejistas generalistas (como Casas Bahia ou Lojas Americanas), que não têm o perfil mas têm uma grade rede de lojas, ou apostamos em redes menores mas mais focadas no mercado de dispositivos inteligentes.

No primeiro caso as grandes varejistas precisarão aprender a cativar um tipo de público específico, treinar um grupo de funcionários para o atendimento e visualizar lucro em prestação de serviços e venda continuada.

No segundo caso o desafio está em, por estar atendendo em áreas pontuais, conseguir gerar um volume de negócios que justifique e sustente as equipes de suporte e consultoria que atenderão a este mercado de Casa Inteligente.

Vamos continuar a acompanhar as notícias e, quem sabe, logo poderei anunciar uma iniciativa brasileira neste mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário