12 maio 2021

O Futuro chegou, e com nome diferente: MATTER

 No final de 2019 falamos aqui sobre um novo padrão de conectividade, um projeto desenvolvido pela Zigbee Alliance chamado CHIP – Connected Home over IP (algo como Casa Conectada usando IP).

Empresas de tecnologia gigantes, como Apple, Amazon e Google, e fabricantes, como Legrand, Schneider, Somfy e Wulian, se juntaram à Zigbee Alliance para buscar uma padronização na conectividade sem fio dos produtos para a Casa Conectada.

Os principais objetivos eram simplificar a integração, eliminar a necessidade do usuário em “tomar partido” e abrir caminho para a interoperabilidade, além de dar um tratamento mais profissional à confiabilidade e segurança.



Tenho acompanhado os passos desta nova “Zigbee Alliance” e o progresso tem sido bem-sucedido e consolidado. E agora chegamos a um novo estágio em busca desta padronização: seu lançamento oficial!

Claro que, como todo projeto de algo novo, começaram com nomes internos, que agora foram alterados e oficializados: a aliança, que antes era a Zigbee Alliance, agora é CSA – Connectivity Standards Alliance. E o protocolo em si, antes chamado de CHIP, agora se chama matter.

Ele é o mesmo CHIP, ou seja, é um protocolo baseado em IP (Internet Protocol), aberto e disponível para qualquer fabricante que queira incorporá-lo nos seus produtos.

Por ser IP, é um enorme caminho para a integração dentro de um mundo de IoT (Internet das Coisas) e permite, ainda, múltiplos caminhos para que o dispositivo se conecte aos demais dispositivos da sua Casa Conectada.

A adoção do matter deve mudar substancialmente a arquitetura atualmente mais utilizada na Casa Conectada, aquela de plataformas na nuvem, pois permitirá a comunicação direta entre os dispositivos, incluindo os assistentes de voz.

E não se preocupe, eles têm planos de proteger o investimento que você já possa ter feito em relação à sua Casa Conectada, colocando no mercado gateways entre matter e os protocolos existentes, como WiFi, Zigbee e Bluetooth.

A aposta da aliança neste novo padrão de conectividade parece tão forte que a própria Zigbee o apoia, em detrimento ao seu próprio padrão.

Devemos começar a ver até o final do ano os primeiros produtos aparecendo no mercado com o padrão matter. Muito provavelmente também terão os padrões mais utilizados atualmente, permitindo seu uso em qualquer ambiente.

Em breve deveremos ter as principais empresas da aliança se posicionando quanto ao mercado e este blog deve trazer muito mais informações sobre o assunto nas próximas semanas.

Mas se prepare para começar a ver este logo mais e mais presente na sua vida de Casa Conectada:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário