24 julho 2021

Casas conectadas: a busca pela convergencia entre as tecnologias

Artigo publicado na edição 183 da revista Audio & Video Design
Autor: George Wootton

Grandes empresas envolvidas com o mundo das Casas Conectadas estão trabalhando em conjunto em busca da convergencia entre as tecnologias

Convergência normalmente é uma coisa boa, eliminando conflitos e divisão de interesses. E quando pensamos em Casas Conectadas, há muitas áreas que se beneficiariam de uma certa convergência de ideias, objetivos e tecnologias. Esta convergência não é sinônimo de monopólio e sim de padronização, simplificando mas não eliminando as opções.

Se focarmos apenas nas tecnologias de automação relacionadas às Casas Conectadas, vemos que temos um excesso de opções que nos confundem e nos desanimam.

Quando olhamos para uma das áreas, a da iluminação, temos as lâmpadas inteligentes, os interruptores inteligentes e os módulos que se escondem atrás de interruptores normais. Com um pouco de dedicação conseguimos até definir a que melhor se aplica a cada caso e, provavelmente, nossas frustrações serão apenas com os primeiros erros, causadas por compras de ímpeto ou por presentes que nos deram.

Em outras áreas como câmeras inteligentes e tomadas inteligentes as diferenças são poucas e facilmente identificáveis (se nos dermos ao trabalho de ler as descrições detalhadas).

Mas há duas áreas onde a convergência está longe de ser conseguida: a interface com o usuário e a integração entre fabricantes. Hoje, vamos nos dedicar a esta segunda falta de convergência.

Para ler este artigo completo, clique aqui

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Mais informações sobre o novo padrão Matter, veja este artigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário