15 junho 2019

Internet das Coisas e Inteligência Artificial Cuidando de Você


Aos poucos, a Internet das Coisas está tomando conta de tudo que nos cerca. Temos a Casa Inteligente cuidando do nosso dia-a-dia; temos a Cidade Inteligente cuidando dos nossos deslocamentos e agilizando os serviços que o poder público nos presta; temos a Indústria 4.0 permitindo melhor produção e menor custo; temos a Internet das Coisas cuidando de nossas colheitas e rebanhos. E por aí vamos, encontrando a Internet das Coisas conectando sensores, atuadores e seres humanos em praticamente todas as atividades do nosso dia-a-dia.

Mas a Internet das Coisas é só um meio de conexão e ela precisa de uma parceira para realmente ser “diferente”. Ela consegue uma quantidade gigantesca de dados e consegue estar eu quase todos os lugares, mas falta algo. O que fazer com esta gigantesca colheita de dados que a Internet das Coisas nos oferece?

Temos a Inteligência Artificial, algo ainda meio estranho para muitos, que tem como premissa básica simular um processo de aprendizagem. Para isso, de forma simplista (me perdoem os experts), esta inteligência recebe dados de um lado, tenta achar uma relação entre eles, acha que entendeu e gera um resultado. Este resultado é então comparado com o resultado que aqueles dados geraram no mundo real. Esta avaliação permite à inteligência artificial “afinar” sua forma de “pensar”, até ir acertando cada vez mais. A partir daí, esta inteligência agora pode “prever” o resultado a partir de um conjunto de dados, passando a ser a Inteligência Artificial.

Mas para que esta Inteligência Artificial se torne inteligente, ela precisa treinar muito e errar muito. E, como nunca sabemos o que realmente pode influenciar nos resultados do mundo real, quanto mais abrangente o conjunto de dados mais eficiente esta inteligência acabará sendo.

Então, a Inteligência Artificial precisa de muitos dados e de forma abrangente. E quem tem isso? Acertaram! A Internet das Coisas.

Então, se eu puder pegar os dados da Internet das Coisas, tratá-los e validá-los através das técnicas de Big Data e alimentar nossa inteligência artificial, ao final teremos o que queremos! Uma Inteligência Artificial bem treinada e de forma rápida!


Mas, vou lhes contar um segredo: isto não é nenhuma novidade. A tal Inteligência Artificial vem sendo usada há muitos anos, mas sempre dedicada a assuntos bastante técnicos e longe do nosso dia-a-dia. Um de seus grandes custos sempre foi obter os dados de forma confiável e abundante e isso normalmente levava um bom tempo para ter esses dados colhidos e validados. A Indústria Química, por exemplo, utiliza a Inteligência Artificial no controle de seus processos há um bom tempo (para alguns tinha outros nomes, como Sistemas Neurais ou Lógica Fuzzy, mas, grosseiramente, era a mesma coisa).

Mas a Internet das Coisas, ao entrar em nossas vidas através das Casas Inteligentes e das Cidades Inteligentes, permitiu que a Inteligência Artificial começasse a olhar para cada um de nós, mortais seres humanos.

E agora a Inteligência Artificial pode se relacionar conosco no dia-a-dia, nos ajudando e trazendo benefícios e, conforme o título deste post, nos ajudando em nossas atividades.

Imagine que na semana que vem você tem uma reunião em outra cidade e tem que acordar bem cedo para pegar um voo. Isto significa que na véspera você vai ter que deixar a mala pronta, dormir cedo, e acordar bem cedinho. Mas, e se você se esquecer de alguma coisa? Mandou lavar o casaco? Desmarcou o jantar semanal com sua mãe? Colocou o despertador para tocar?

E onde a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial podem lhe ajudar?

Lembre-se que você mora em uma Casa Inteligente, que é a mais atual forma de pertencer a este mundo de Internet das Coisas e Inteligência Artificial. E toda Casa Inteligente tem uma assistente virtual, que é o elo entre você e este mundo tecnológico.

Sua assistente aprendeu ao longo do tempo seus hábitos e costumes. Sabe a hora que você costuma acordar, acompanha sua agenda de compromissos e até espiona seus emails para saber se tem algo de importante. E ela viu um email com a sua reserva de voo. Então, ela sabe que você vai viajar!

Apesar de não estar marcado na sua agenda, ela sabe que toda semana você janta com sua mãe e na semana que vem este jantar seria na véspera da sua viagem. Então, ela lhe pergunta se quer que ela avise sua mãe de que você não poderá ir e se quer que ela tente marcar uma nova data. Você diz a ela que não precisa, que você mesmo liga, mas pede que ela volte a lembrá-lo disso na segunda-feira.

Ela também viu que seu destino é uma cidade com temperaturas baixas e lhe avisa com certa antecedência caso queira mandar lavar o casaco de frio (ela sabe quanto tempo a lavanderia demora e lhe avisa com bastante antecedência).

E, obviamente, o acorda no dia da viagem no horário adequado, já com o café pronto e com as últimas informações de seu destino colocadas na tela do seu espelho inteligente.

Sua viagem está estimada para durar três dias e sua assistente sabe o hotel que você vai ficar e já entrou em contato com eles para garantir que seu quarto seja em um andar alto, virado para as montanhas.

Assim que você sair, ela vai apagar as luzes, desligar o aquecedor de água, colocar a geladeira em modo viagem e vai monitorar de perto qualquer consumo de água, eletricidade ou gás que seja fora do esperado para uma casa vazia.

E ela vai saber quando você está voltando e reativar a casa um pouco antes, para que você a encontre pronta e aconchegante.

Ah... ela viu que você estará numa cidade onde você consegue encontrar aquela pimenta caseira que você tanto gosta e que é difícil de achar. Ela vai lhe avisar onde encontrar, e quando você chegar de volta no aeroporto ela vai lhe enviar a lista dos demais ingredientes que estão faltando caso você queira preparar aquele prato que usa aquela pimenta caseira.

E o que foi preciso para que a assistente fosse tão útil? Você precisou investir um pouco em ter uma Casa Inteligente, é verdade!

Mas, o mais importante é que você confiou nessa tecnologia e deixou que essa inteligência usasse seus dados para que ela pudesse aprender seus hábitos e preferências! E pode ficar tranquilo! Como você escolheu uma empresa idônea e responsável para ser seu elo com a Inteligência Artificial, seus dados estão protegidos!

O exemplo acima tem um pouco de ficção, é verdade, mas a ficção está apenas na parte de que todas as informações estejam disponíveis e todos os canais de troca desta informações estejam liberados; talvez o hotel não esteja ainda preparado para conversar com sua assistente; talvez o supermercado não tenha colocado seu estoque online, mas outros colocaram. A Inteligência Artificial já está presente e a assistente virtual é para todos (o Google Assistant está presente nos celulares Android e IOS de graça, por exemplo). O que falta é um pouco mais entendimento dos benefícios para que mais dados e informações estejam disponíveis.

Abrace esta ideia, invista em ter uma Casa Inteligente e tire proveito da Inteligência Artificial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário