31 maio 2018

Os “Pequenos” Desafios Tecnológicos da Casa Inteligente




Neste momento da Casa Inteligente e da Internet das Coisas muito das tecnologias necessárias estão prontas. Há várias opções de comunicação sem fio (ZigBee, Zwave, WiFi, Bluetooth, etc.), o caminho para a Nuvem está funcionando e as plataformas de inteligência artificial estão disponíveis.

Obviamente que novas tecnologias são sempre bem-vindas, mas para atender às necessidades da Casa Inteligente já temos o suficiente. Contudo, olhando para a comunicação sem fio dentro de nossas residências, notamos que para as várias opções mencionadas acima, cada uma tem características que a diferencia quanto ao seu uso.

Para a transmissão de imagens e vídeos de câmeras, WiFi é a mais adequada. Contudo, tem alto consumo de energia e somente se adequa para equipamentos alimentados externamente.

Já para o comando de fechaduras inteligentes, que utilizam baterias, WiFi seria proibitivo, portanto prefere-se ZigBee, ZWave ou Bluetooth. O mesmo se aplica a qualquer dispositivo alimentado por baterias, como a maioria dos sensores.

A escolha também passa por assuntos como alcance e identificação do usuário, onde cada uma das opções tem suas vantagens e desvantagens. O resultado é que em uma Casa Inteligente haverá mais de um protocolo de comunicação sem fio sendo usado.

E aí nasce uma nova preocupação: as possíveis interferências entre estas redes de comunicação. As causas destas interferências podem ser variadas, como utilização de frequências próximas, excesso de potência no transmissor, ou mesmo falha de blindagem em alguns componentes dos dispositivos. Estas interferências estão diretamente relacionadas com a proximidade entre os equipamentos, o que pode ocorrer com facilidade em uma residência.

É o caso, por exemplo, de um vídeo porteiro inteligente e uma fechadura inteligente. O vídeo porteiro é alimentado externamente e se comunica com o mundo usando WiFi. Ele também se comunica com a fechadura por ZigBee. A fechadura é alimentada por baterias e se comunica usando ZigBee.

Este vídeo porteiro poderia ter problemas de interferência por conter as eletrônicas de ambos os rádios (WiFi e ZigBee) dentro dele. E como resolver, ou pelo menos, minimizar este problema? Como afastar um rádio do outro?

A Amazon acaba de patentear uma nova ideia que visa resolver este problema (não posso dizer que seja uma nova tecnologia). Nesta ideia, que ainda não é um produto, ela retira um dos rádios da câmera e o coloca no cabo de alimentação, a uma certa distância da câmera. A câmera se comunica com este rádio pelo cabo de alimentação (especial). É algo como o carregador de notebook que fica no meio do cabo de alimentação.


Não podemos dizer que não seja uma má ideia, mas com certeza traz algumas consequências a serem consideradas. Uma delas é a necessidade de cabos especiais, que contêm o rádio. Outra é onde posicionar e fixar este cabo com rádio de forma a manter a comunicação com boa performance. E ainda, não nos esqueçamos que cabos são ótimos absorvedores de interferências, significando que estes cabos devem ser especiais, blindados e protegidos, encarecendo o produto.

Sinceramente, não vejo futuro nesta ideia, mas sabemos que as empresas gostam de proteger suas ideias com patentes, mesmo aquelas que eles próprios não veem futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário