21 janeiro 2018

Tecnologias Emergentes e as Pequenas e Médias Empresas


Aparentemente o mundo só se preocupa com as grandes empresas. Estava lendo um artigo sobre um estudo feito pela Forbes Insight para Hitachi, onde entrevistaram 500 executivos nas Américas, Europa e Ásia, todos eles diretores e trabalhando em empresas com mais de 500 funcionários.

A pesquisa era sobre as tecnologias emergentes e suas importâncias para os negócios. A Internet das Coisas ficou em primeiro lugar, seguida de perto por Robótica, e em terceiro, Inteligência Artificial.

Mas será que pequenas empresas, com menos de 500 funcionários, onde os executivos são os próprios sócios, têm algo a aprender com esta pesquisa? Vejamos...

Mais de 50% das empresas pesquisadas tem algum tipo de programa de IoT em andamento, na sua enorme maioria em fases de planejamento ou de projetos piloto.


E as pequenas e médias empresas, devem seguir o mesmo caminho? Se sua empresa é séria, busca a longevidade e a lucratividade persistente, deve sim se preocupar em analisar o assunto. Toda empresa, seja ela diretamente relacionada com tecnologia ou apenas uma possível usuária, deve dedicar parte de seus recursos e de sua energia para continuadamente prospectar os possíveis benefícios que estas novas tecnologias podem trazer.

Cada empresa deve ter um departamento (ou mesmo uma única pessoa) com a responsabilidade de acompanhar as tecnologias que podem ser de interesse para seus clientes e também para seus concorrentes. Empresas muito pequenas não precisam formalizar este processo, mas devem “visitar” o assunto periodicamente, não apenas quando há um problema ou as vendas estão baixas. Em geral, a implementação de novas tecnologias é bastante perturbadora para a fluidez operacional e implementá-las sem uma visão de longo prazo ou em momentos de crise não costuma trazer bons resultados. O mesmo se aplica à sua implementação nos produtos e serviços ofertados, que não pode ser feito sem planejamento e preparo, apenas porque o mercado passou a valorizar alguma determinada novidade tecnológica.

Quando uma empresa de pequeno ou médio porte detecta uma tecnologia que pode lhe ser interessante, seja para uso em seus processos, seja para oferta aos clientes através de produtos e serviços, ela deve preparar um Plano de Negócios para avaliar a viabilidade tecnológica e empresarial, possíveis gastos e retornos financeiros e alterações na estrutura organizacional, entre outros fatores de apoio à decisão. É sempre recomendável que se busque uma consultoria externa, pois ela poderá contribuir com uma visão desinteressada de sua empresa, trazer conhecimentos sobre o novo mercado que se pretende alcançar e não estará envolvida com as visões e opiniões internas, que poderiam desviar o objetivo do Plano de Negócios.

É fundamental lembrar que desenvolver um Plano de Negócios é uma forma de conhecer e ter uma base sólida para se tomar uma decisão, seja ela de ir em frente, adiar a investida ou mesmo desconsiderá-la totalmente, pelo menos durante os próximos anos.

Com esta abordagem, as pequenas e médias empresas terão certeza de que trataram o assunto profissionalmente e que as decisões tomadas foram feitas com embasamento técnico, comercial e empresarial.

Mais de 50% das iniciativas pesquisadas estão relacionadas com a chamada “experiência do cliente”, ou seja, a percepção que o cliente tem sobre a empresa, seus produtos e serviços. Quando os programas de implementação de IoT focavam o aumento da receita através da melhoria da experiência do cliente, os três pontos mais citados foram a criação de novos produtos, a oferta de novos serviços, e a possibilidade de customização de seus produtos atuais.


O cliente é determinante no sucesso de uma empresa. Quando falamos das pequenas e médias, em geral seus clientes são restritos geograficamente, não são em número suficiente para os conceitos de massificação e sua fidelidade à marca está muito mais ligada à experiência pessoal que à reputação da empresa globalmente.

Quando uma grande multinacional lança um produto ou serviço no mercado ela sabe que não agradará a todos; dificilmente terá uma quantidade significativa de clientes 100% satisfeitos, mas uma fatia significativa estará bastante satisfeita. E o cliente fará sua escolha baseada em quem melhor o atende, entre as empresas que têm uma boa reputação no mercado.

Para estas multinacionais, a implementação de tecnologias como a Internet das Coisas em seus produtos visa muito mais atender a um requisito genérico de seu enorme mercado do que satisfazer especificamente um tipo de cliente.

Já as pequenas e médias empresas têm a possiblidade de se especializar em um determinado nicho de mercado ou perfil de cliente. Contudo, enfrentam dificuldades na hora de alcançar estes clientes, seja no processo de venda ou no suporte e acompanhamento de satisfação.

Tecnologias como a Internet das Coisas podem ajudar em muito estas empresas a vencerem estas barreiras. Vendas online, com possiblidade de customização de produto aos desejos do cliente, acompanhamento do funcionamento através de monitoração remota e um atendimento personalizado e constante são exemplos de valores que as multinacionais não conseguem oferecer aos seus clientes, e que empresas médias e pequenas, desde que preparadas para isso, podem ter estes diferenciais como seus verdadeiros “produtos”.

Contudo, sem o uso das tecnologias disponíveis, estas empresas não conseguirão oferecer estes valores a custos aceitáveis e com lucratividade; correm o risco de se tornarem pequenos (ou médios) elefantes, sem energia e flexibilidade para acompanhar as sempre novas exigências do mercado.

Em resumo, as tecnologias emergentes com certeza pertencem ao mundo das pequenas e médias empresas, e achar que estão disponíveis apenas para as grandes corporações é um erro estratégico que pode custar a longevidade destas empresas no mercado.

Contudo, estas tecnologias devem ser tratadas com respeito e seriedade, exigindo conhecimento, planejamento, acompanhamento e investimentos.

Se sua empresa não possui o conhecimento tecnológico, pense em desenvolvê-lo internamente ou contratar uma consultoria. Acompanhe o que vem acontecendo em seu setor. Há várias iniciativas de governos e universidades que poderão dar uma primeira visão do uso das tecnologias no mundo dos negócios. Algo lhe chamou a atenção e poderá ser útil à sua empresa? Discuta com seu grupo de gerenciamento e comece a formar um entendimento sobre o assunto e sua aplicação. Contrate uma consultoria para desenvolver um Plano de Negócios. Assim poderá tomar a decisão certa.

Caso decida ir em frente, planeje, controle, acompanhe e meça. Lembre-se que é um processo dinâmico e que poderá ter que sofrer pequenas alterações de rota ao longo do caminho.

Caso decida não ir em frente, lembre-se duas coisas: o assunto deve ser visitado periodicamente pois sua empresa, seu mercado e sua visão podem mudar ao longo do tempo; e prepare seu discurso e seus valores para que o mercado entenda porque sua empresa decidiu não absorver uma determinada tecnologia.

E Quais Seriam Essas Tecnologias?
É obvio que a resposta a esta pergunta muda a cada dia, já que tecnologias nascem e morrem a cada instante. Mas, temos as atuais campeãs que são:

Processamento na Nuvem

Pequenas e médias empresas podem tirar proveito do chamado Cloud Computing de forma rápida, sem grandes investimentos e com baixo custo operacional. Com esta tecnologia, elas podem oferecer serviços online em praticamente qualquer lugar do mundo.

Sua empresa não precisa investir em equipamentos ou infraestrutura. Não precisa se preocupar com o tamanho do sucesso, já que estas plataformas são escalonáveis, podendo ter suas capacidades aumentadas pelas empresas que oferecem este serviço sem você precisar investir. Seu custo será proporcional ao seu uso.

Chatbots

São ferramentas tecnológicas que permitem você automatizar a interação com seus clientes, ganhando mais eficiência no atendimento e aprimorando a experiência do cliente. 


IoT
Esta tecnologia traz uma gama muito interessante de aplicações. Ela pode ser utilizada para que sua empresa conheça melhor como seus produtos são utilizados e com isso aprimorar suas próximas versões. Ela pode ser utilizada para que você seja proativo e interaja com seu cliente a respeito de seus produtos. Ela pode ainda ser utilizada mais diretamente, ligada a outras ferramentas computacionais, para agregar valor aos seus produtos, através da troca de informações com outros equipamentos IoT através da Nuvem.

Moedas Virtuais

Um assunto bastante polêmico no momento, sua empresa já sabe o que é? Já decidiu adotar? Ou não adotar? Sabe os riscos?






O que me diz? Está preparado para as decisões que o aguardam?

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