28 janeiro 2018

Silicon Labs e Sigma Designs - Capítulo 2...

Recentemente escrevi um post sobre a aquisição da Sigma Designs pela Silicon Labs, a primeira sendo a única fabricante dos chips de ZWave e a outra conhecida, entre outras coisas, como fabricante de chips de comunicação incluindo Zigbee, WiFi e Bluetooth. Com esta aquisição a Silicon Labs teria, então, praticamente todos os protocolos de comunicação utilizados pelos fabricantes de produtos e sistemas para a Casa Inteligente, e poderia criar chips com múltiplos protocolos, abrindo o caminho para uma maior integração entre os produtos. Você poder ler este post clicando aqui.

Mas as coisas não saíram exatamente como previsto. Dentro do acordo de aquisição havia algumas condições que a Sigma Designs teria que atender, entre elas a de se livrar das demais divisões, ficando apenas a do ZWave como parte do negócio. E ela não conseguiu fazer isso dentro do prazo estipulado.

O resultado disso é que as conversações basicamente tiveram que ser reiniciadas, discutindo-se novos termos e novos valores neste processo, ficando para a Sigma Designs a responsabilidade de ver o que fazer com as outras divisões da empresa.

E o que isso interessa a nós, do mundo da Automação Residencial e da Internet das Coisas?

Primeiramente, incertezas. Será que o negócio sai mesmo? Se não se entenderem, o que a Sigma vai fazer? Procurar outro comprador? Tentar se reerguer e continuar no negócio?

Temos também a frustração. A expectativa da aquisição estava muito ligada à Silicon Labs dar ao ZWave mais relevância no mercado, potencialmente aumentando o número de fabricantes a adotarem este protocolo.

Também a Silicon seria a empresa ideal para ter chips multiprotocolo que incluíssem o ZWave, já que hoje ela já fabrica chips com WiFi, Zigbee e Bluetooth, entre outros. E o porte da Silicon ainda nos daria uma expectativa de novos desenvolvimentos e aprimoramentos do ZWave, afinal nenhum protocolo está isento de melhorias constantes.

A Internet das Coisas ainda está em desenvolvimento e precisará de protocolos outros que a própria Internet para alcançar seus objetivos. No segmento de Casa Inteligente a tendência é utilizarmos os protocolos já conhecidos do mercado de Automação Residencial, sendo ZWave um dos mais utilizados. Ter a força de uma empresa como a Silicon Labs por trás deste protocolo indicaria que ela faria de tudo para que o ZWave fosse adotado de facto para a IoT.


Mas, por enquanto, nos resta esperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário