A Internet das Coisas
tem várias facetas e vários nomes. Ela pode ter uma faceta virada para o consumidor
final e esta costuma ser chamada de Consumer
IoT. Ela pode estar focada
nos processos industriais e então temos a IIoT (Industrial IoT). Temos ainda facetas focadas na agricultura, na saúde,
na cidade, e muitas outras.
Uma das facetas que é pouco abordada é aquela virada para o empreendedor,
principalmente para o fabricante de produtos em geral. Aqui nos referimos tanto
a aqueles fabricantes que incluem a tecnologia IoT em seus produtos, quanto a aqueles
que usam IoT em seus produtos e
processos para melhorar a rentabilidade de seu negócio.
A introdução do uso de IoT em qualquer empresa deve ser bem planejada e deve,
evidentemente, buscar um bom retorno no investimento, o chamado ROI (Return on Investment). Então, vamos dar
uma olhada no que está envolvido.
Em geral, o uso da Internet
das Coisas envolve tanto os produtos fabricados quanto os ativos da
empresa. Os produtos conectados permitem monitoração remota e prestação de
serviços remota, o que implica em redução de custos dos serviços relacionados
aos produtos e melhoria na qualidade dos serviços prestados. A análise dos dados
provenientes dos produtos em uso nos clientes auxilia nas tomadas de decisões,
contribui para a melhoria do design e pode orientar nas modificações dos
processos produtivos. Os produtos conectados também contribuem com os processos
administrativos, como “billing”, serviços de campo, registro de produtos,
gerenciamento da garantia e fornecimento de consumíveis. E, o simples fato de
ter os produtos conectados, permite oferecer ao cliente uma gama maior de alternativas
nas aplicações dos produtos, aumentando a venda e a visibilidade da empresa.
Mas, obviamente, transformar um produto “normal” em um
produto “conectado” implica em investimentos tanto no desenvolvimento de
produtos, quanto na linha de produção e ainda no modus operandi da própria empresa.
Consequentemente, este investimento deve ser planejado, medido e acompanhado.
Quando pensamos neste investimento é necessário definir os
principais objetivos e como eles colaboram com o retorno nos investimentos
feitos. Estes itens dependem diretamente de cada empresa, de suas metas e de
seus valores, mas desde já podemos considerar quatro grandes áreas de atuação:
- · O valor da IoT na melhoria dos serviços
- · O valor da análise de dados para melhoria do processo produtivo
- · O valor da integração dos dados dos produtos conectados para a eficiência do negócio
- · O valor de produtos diferenciados na perspectiva do cliente
O Valor da IoT na Melhoria dos Serviços
Todo e qualquer produto com alguma tecnologia embarcada
implica na necessidade de algum nível de serviço e suporte. Reduzir os custos destes
serviços sem afetar a percepção de qualidade por parte do cliente é sempre um
desafio.
Produtos conectados permitem oferecer ao cliente serviços
proativos que aumentam a vida útil do produto e reduzem o número de visitas
técnicas, reparos em garantia ou chamadas de suporte. Os principais pontos que
podem contribuir com o retorno do investimento e com a percepção de valor são:
- · Coleta de dados operacionais ao longo do tempo permitindo prever problemas, diagnosticar causas das falhas e otimizar o atendimento com o envio do profissional certo com as peças necessárias.
- · Diagnóstico e reparo remotos permitindo reduzir o número de visitas técnicas
- · Acesso remoto aos produtos, permitindo a otimização dos recursos humanos, posto que um especialista pode monitorar uma grande quantidade de produtos independentemente de onde estejam. Este mesmo acesso remoto permite ainda diminuir os custos com instalação, distribuição e upgrade de software e firmware.
A forma de se avaliar os retornos obtidos pelo investimento poderá
incluir a medição a redução de horas de viagem, a quantidade de clientes
atendidos por funcionário e o retorno obtido pela oferta de manutenção preditiva,
entre outros fatores.
Exemplo:
Considere uma empresa onde cada técnico de campo esteja atendendo
a dez clientes por semana e que o custo deste técnico seja de R$100 por hora. Cada
atendimento leva em média 4 horas e tem um custo de R$400.
Consideremos que a meta pela implementação de IoT seja reduzir em 30% o
número de visitas a clientes, substituindo estas visitas por atendimento
remoto.
Se tivermos 10 técnicos e 50 semanas no ano, temos 5.000
atendimentos por ano, ao custo de R$400 por atendimento. A redução de 30% implica
em 1.500 atendimentos a menos, reduzindo, no ano, o custo em R$600.000 (não considerando
os custos como combustível, estacionamento, etc.)
O Valor da
Análise de Dados para Melhoria do Processo Produtivo
A análise dos dados operacionais coletados continuamente dos
produtos conectados permite que se entenda melhor o processo produtivo e se consiga
localizar pontos que precisem ser melhorados ou modificados.
Esta análise pode localizar lotes de produtos com defeitos
repetidos, provavelmente levando a localizar falha em um subfornecedor ou em
uma parte do processo de fabricação.
Estendendo a Internet
das Coisas para os equipamentos utilizados na linha de fabricação permite
ainda se implantar a manutenção preditiva, o que evita paradas desnecessárias
para as manutenções regulares e também reduz a quantidade de paradas por falhas
não previstas (esta mesma funcionalidade pode ser oferecida aos usuários dos
produtos conectados sendo fabricados).
A análise dos dados operacionais permite ainda que se
entenda como o produto conectado está sendo utilizado pelo cliente. Esta análise
permite determinar se o produto está sendo utilizado fora de sua faixa ótima de
performance e com isso orientar o cliente ou modificar o projeto para que se
adeque melhor ao uso real que está recebendo.
Estes benefícios também podem ser medidos para determinar o
retorno do investimento. A avaliação de paradas para manutenção preditiva
comparada com as paradas programadas por manutenção preventiva podem determinar
se houve uma redução e, consequentemente, uma melhoria na utilização dos equipamentos
produtivos.
A identificação antecipada de problemas no processo
produtivo pode ser avaliada pelo número menor de “recalls”, já que o problema é
corrigido antes mesmo que uma quantidade importante de clientes o identifique.
A melhoria no design do produto pode ser mensurada através
do aumento das vendas quando as modificações são oferecidas ao mercado.
O Valor da
Integração dos Dados dos Produtos Conectados para a Eficiência do Negócio
Pode parecer óbvio para alguns que os dados obtidos a partir
dos produtos conectados sejam distribuídos e utilizados por outros sistemas da
empresa visando o aumento da eficiência do negócio.
Um exemplo típico é a monitoração do uso de consumíveis. Consideremos
uma simples impressora. É importante monitorar e analisar as informações sobre
o consumo de tinta para verificar se a impressora está dentro dos parâmetros
oficialmente informados ao mercado quanto ao seu consumo. Esta monitoração
permite detectar falhas e suas possíveis causas. Mas se estas informações também
forem compartilhadas com o departamento de vendas de consumíveis, este
departamento pode entrar em contato com o cliente (com as informações obtidas
pelo registro online do produto) e oferecer o envio de cartuchos reserva via
correios, por exemplo.
Há aqui, contudo, pelo menos um ponto a ser considerado
antes de se incluir este tipo de integração no projeto de implementação de IoT. Se a empresa já não tiver
um bom nível de integração entre seus diferentes departamentos, o
compartilhamento de informações pode ser um processo muito complexo e que vai além
da esfera da introdução da tecnologia IoT. Tentar implementar
ambos os projetos, IoT e integração de sistemas, em um grande esforço pode se
mostrar muito difícil e com certeza não permitirá medir adequadamente os retornos
de investimento de cada projeto.
Por outro lado, este processo de compartilhamento pode ser
usado de forma criativa, trazendo ao mercado novas ofertas de serviços,
aumentando a percepção de qualidade dos produtos e também o volume de vendas e
lucratividade. Uma das ideias é oferecer prazos de garantia relacionadas ao uso
e não ao tempo após a compra. Assim, a impressora teria garantia para, digamos,
5.000 impressões ao invés de 12 meses.
O valor de
produtos diferenciados na perspectiva do cliente
A oferta de produtos conectados, com serviços e
funcionalidades diretamente relacionados com esta conectividade, apresenta ao
cliente um diferencial de mercado. Aqui, a maioria dos retornos do investimento
não são facilmente monetizados, pois estamos considerando aumento em valor de
marca, da preferência e da lealdade do comprador.
É importante considerar nesta etapa a inclusão de serviços e
facilidades que podem não trazer benefício direto à operação da empresa, mas
que serão importantes para o cliente na hora da escolha.
Entre estes itens, podemos considerar:
- · Um portal na internet voltado ao usuário. Este portal visa atender às necessidades do cliente, mas também apresenta um ótimo canal para a obtenção de dados e para a oferta de serviços adicionais.
- · Aplicativos conectados ao produto. Estes aplicativos trazem ao usuário mais funcionalidade e controle sobre os produtos e seus estados operacionais, mas traz também ao fabricante maiores informações sobre o uso dos produtos e apresenta um primeiro canal para atendimento a manutenções e atualizações.
- · Serviços de medição de eficiência. Apresentar ao usuário um quadro de como os produtos que ele possui estão se comportando perante a média dos produtos no mercado o ajudará a buscar o melhor uso possível deste produto.
Conclusão
Produtos conectados podem abrir a porta a seus fabricantes
para oferecer serviços melhores a menores custos, maximizando os lucros e
reduzindo a utilização de recursos.
A implementação de conectividade nos produtos está hoje mais
fácil, graças aos avanços da Internet
das Coisas, mas não é um investimento pequeno e não pode ser tratado
levianamente. Exige recursos, conhecimento, planejamento e objetivos bem claramente
definidos.
Tomar esta iniciativa agora é um investimento que pode dar à
empresa o diferencial de mercado, os retornos em lucratividade e volume de vendas
e o reconhecimento da marca como inovadora.
Mas deixar para mais tarde, depois que muitos concorrentes o
tenham feito, não será mais considerado um investimento e sim uma multa que
deverá ser paga para se manter no mercado.
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