12 novembro 2017

IOT Comunitária

A Internet das Coisas Comunitária deveria ser algo naturalmente alcançado pois gera maior segurança e economia, mas acredito que receberá muita resistência por parte dos seus futuros usuários, o que poderá ser visto como uma ótima oportunidade para alguns.

Mas o que é IoT Comunitária?

De forma simples, é o uso comunitário de equipamentos geradores de informação para o benefício dos membros da comunidade.

Um exemplo bem simples: consideremos uma comunidade com algum controle sobre quem são seus membros, digamos, um condomínio residencial fechado. Se os membros concordarem em deixar acesso livre da sua banda larga aos demais membros, qualquer membro terá acesso à Internet em virtualmente qualquer lugar do condomínio, aumentando o conforto e reduzindo os custos. Isto seria uma Internet comunitária.

Vamos, então, expandir este conceito. Seu vizinho instalou um sistema de irrigação automatizado que inclui um sensor de chuva/umidade e um sensor de temperatura ambiente. Com isso, e com informações vindas da Internet sobre a previsão do tempo (afinal, é um sistema IoT), ele consegue programar a irrigação de seu jardim de forma econômica e inteligente.

Você gostou da ideia e quer colocar um sistema similar no seu jardim. Você também vai precisar de informações sobre chuva/umidade e temperatura. Porque colocar seus próprios sensores, se você pode usar as informações dos sensores do seu vizinho? Bastaria programar seu sistema IoT para acessar as informações vindas do sistema dele! Logicamente, precisaria da autorização dele para isso. Ele negaria? Que mal há em fornecer estas informações? Ele cobraria por isso?

Vamos agora incluir mais um sistema: você decide instalar um sistema de vigilância eletrônica que inclui, entre outras coisas, barreiras ao redor de seu terreno, alguns sensores de movimento e duas câmeras apontando para a calçada, uma de cada lado para garantir total cobertura, ambas com capacidade de detecção de movimento. Um sistema completo.

Mas seu vizinho gostou da ideia e vai fazer o mesmo. Porque não usar as mesmas barreiras que você instalou no muro que têm e comum e até aproveitar uma de suas câmeras, a que inclui alguma cobertura da calçada dele? Você negaria? Que mal há em fornecer estas informações? Você cobraria por isso?

A IoT Comunitária não é tão simples quanto os exemplos acima, mas tem o mesmo objetivo de economia e compartilhamento. Para que a IoT Comunitária seja bem sucedida, ela precisa de planejamento, projeto e manutenção. E, obviamente, aceitação da grande maioria da comunidade para que cada membro contribua conforme planejado.

Desenvolver um projeto de IoT em uma comunidade existente é um desafio muito grande, que exige muita dedicação dos seus membros, posto que envolverá a todos, exigindo daqueles que ainda não adotaram a tecnologia de casa inteligente, investimentos maiores em suas residências para aproveitar os benefícios.

Mas temos a oportunidade de desenvolvermos a IoT Comunitária antes mesmo comunidade existir! Isso mesmo, desenvolvermos condomínios horizontais e verticais onde a infraestrutura comum a todos esteja totalmente integrada e disponível para uso de qualquer um dos seus membros.
O condomínio já apresentaria aos seus futuros membros toda a infraestrutura de Internet disponível. Cada terreno receberia uma conexão de banda larga, que incluiria Internet, interfonia, acompanhamento das câmeras dos espaços públicos e portaria, e serviços de TV e streaming. Esta mesma conexão também seria utilizada para que os moradores tivessem acesso aos sensores do condomínio, como luminosidade, umidade, chuva e temperatura, e até de sensores menos comuns, como medição de radiação UV, nível das caixas d’água, e qualidade do ar. O condomínio poderia até ter uma miniestação meteorológica fornecendo informações aos sistemas inteligentes das residências.

Dentro deste conceito, os moradores também passariam a ser provedores e informações, oferecendo informações de seus sensores para a comunidade. Estes sensores podem ser simples alarmes de incêndio, ou podem ser mais complexos, auxiliando com informações mais localizadas incluindo os cuidados com a segurança patrimonial. Se fizerem isso com o adequado planejamento, teremos um condomínio totalmente integrado, aumentando em muito os benefícios de segurança e conforto de todos os moradores.

Um condomínio concebido desde seu projeto inicial com estas características será plenamente aceito pelos seus futuros moradores, que rapidamente aderirão aos benefícios.

Este mesmo conceito pode ser aplicado a condomínios verticais sem qualquer dificuldade adicional.

Então temos aqui a oportunidade para empreendedores imobiliários, empresas de construção e de engenharia fornecedores de equipamentos, consultores e integradores trabalharem em conjunto e desenvolverem projetos que incluam a IoT Comunitária.


Me pergunto, então, quando veremos um condomínio com IoT Comunitária que não seja apenas uma iniciativa de marketing, e sim um projeto tecnológico cuidadoso e bem implementado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário