01 março 2017

Bilhões!!! Faz diferença quantos?

Estava nas minhas leituras sobre IoT quando me deparei com um artigo interessante sobre o que a IoT pode mudar nas nossas vidas. Nada de muito profundo, mas interessante mesmo assim. Você pode ler o artigo neste link.

O artigo cita as mudanças na indústria (alguns chamam de “Indústria 4.0” e outros de IIoT – Industrial Internet of Things). É um assunto interessante e denso, e tem seu nicho de discussão separado do IoT genérico.

Fala sobre como o IoT incentivará o trabalho em casa ao invés de ir ao escritório, fala sobre as mudanças em que compraremos produtos e serviços, e várias outras aplicações.

Mas o que me chamou atenção foi o texto inicial que cita:

“Está previsto que haverá mais de 800 bilhões de dispositivos IoT de hoje até 2020.”

800 bilhões! Tudo bem, não tenho nenhuma ideia de como conceber este número, mas o que me preocupa é a inconsistência que circula pela internet. Primeiramente, este artigo não cita a fonte.

Depois, navegando pelo Google, achamos:
  •  Business Insider projeta 34 bilhões de dispositivos e 10 bilhões de computadores, tablets e smartphones (link).
  • A. T. Kerney fala em algo perto de 30 bilhões (link)
  •  E a Gartner fala em 20 a 30 bilhões, não incluindo computadores, tablets e smartphones (link)
O gráfico abaixo mostra alguns destes números e, interessantemente, mostra previsões anteriores e atuais das mesmas empresas.




E sugiro a leitura deste artigo publicado na IEEE que conta um pouco sobre a evolução destas predições, dos iniciais 50 bilhões para 2020 (previsto em 2010), pelo quase cômico 1 trilhão em 2015 (previsto em 2012!) pela IBM.


A conclusão a que chego é que se podemos variar tanto estas previsões, então ainda está cedo para leva-las a sério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário