24 março 2017

a Internet das Coisas Será Invisível!

Falamos muito de Internet das Coisas agindo diretamente com seres humanos, cuidando de nossas preferências, aprendendo quem somos e antecipando nossas vontades. Mas, como diriam, isso é apenas a ponta do iceberg.

A Internet das Coisas (IoT) estará também em nossas cidades, nosso transporte público ou individual, nas plantações, nas indústrias, nos serviços e em uma infinidade de lugares onde haja benefício com o tratamento de dados em larga escala, somado com conceitos de inteligência artificial.

E esta Internet das Coisas será (e deveria mesmo ser) invisível. Os benefícios deverão ser sentidos indiretamente, com a melhoria dos serviços, com a redução de custos e de perdas e com a eficiência no uso de recursos, entre outros tantos mais pontuais.

Aeroportos terão filas menores, menos malas serão extraviadas; as plantações serão irrigadas mais eficientemente, a colheita será mais corretamente prevista e a infraestrutura para a distribuição poderá ser planejada melhor. O transporte público será mais inteligente, com o sistema antecipando as necessidades de viagem de seus usuários e, com isso, se adaptando às demandas em tempo real.

Se você não for uma pessoa ligada na tecnologia, mas que valoriza eficiência e conforto, automaticamente será integrado à IoT sem nem saber. Basta lhe oferecerem o benefício da informação. Digamos que a prefeitura de sua cidade lhe diga que pode lhe avisar com cinco minutos de antecedência a chegada de seu ônibus para que você não fique esperando no ponto, e que, para isso, basta você instalar um aplicativo no seu smartphone e indicar o horário que quer chegar no seu destino. Imagino que você prontamente aceitará a oferta. Considere, digamos, que 80% dos usuários sejam que nem você e também usem o aplicativo. Pronto! Temos o que precisamos para tornar o sistema mais eficiente e confortável, sem desperdício de recursos.

Da mesma forma, se você for fazer uma viagem de avião e a companhia aérea conseguir engajar 80% de seus passageiros no uso de um aplicativo, ela poderá ter um mapa em tempo real de seus passageiros se aproximando do aeroporto e com isso prever o volume de trabalho que os balcões de check-in terão e antecipar esta demanda.


E tudo isso será invisível para você. Você receberá os benefícios sem nem saber que colaborou diretamente com o processo que possibilitou estas melhorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário