Falamos muito de Internet das Coisas agindo diretamente com
seres humanos, cuidando de nossas preferências, aprendendo quem somos e
antecipando nossas vontades. Mas, como diriam, isso é apenas a ponta do
iceberg.
A Internet das Coisas (IoT)
estará também em nossas cidades, nosso transporte público ou individual, nas
plantações, nas indústrias, nos serviços e em uma infinidade de lugares onde
haja benefício com o tratamento de dados em larga escala, somado com conceitos
de inteligência artificial.
E esta Internet das Coisas será (e deveria mesmo ser) invisível.
Os benefícios deverão ser sentidos indiretamente, com a melhoria dos serviços,
com a redução de custos e de perdas e com a eficiência no uso de recursos,
entre outros tantos mais pontuais.
Aeroportos terão filas menores, menos malas serão extraviadas;
as plantações serão irrigadas mais eficientemente, a colheita será mais
corretamente prevista e a infraestrutura para a distribuição poderá ser
planejada melhor. O transporte público será mais inteligente, com o sistema
antecipando as necessidades de viagem de seus usuários e, com isso, se
adaptando às demandas em tempo real.
Se você não for uma pessoa ligada na tecnologia, mas que
valoriza eficiência e conforto, automaticamente será integrado à IoT sem nem saber. Basta lhe oferecerem
o benefício da informação. Digamos que a prefeitura de sua cidade lhe diga que pode
lhe avisar com cinco minutos de antecedência a chegada de seu ônibus para que você
não fique esperando no ponto, e que, para isso, basta você instalar um
aplicativo no seu smartphone e indicar o horário que quer chegar no seu
destino. Imagino que você prontamente aceitará a oferta. Considere, digamos,
que 80% dos usuários sejam que nem você e também usem o aplicativo. Pronto! Temos
o que precisamos para tornar o sistema mais eficiente e confortável, sem desperdício
de recursos.
Da mesma forma, se você for fazer uma viagem de avião e a
companhia aérea conseguir engajar 80% de seus passageiros no uso de um
aplicativo, ela poderá ter um mapa em tempo real de seus passageiros se
aproximando do aeroporto e com isso prever o volume de trabalho que os balcões de
check-in terão e antecipar esta demanda.
E tudo isso será invisível para você. Você receberá os
benefícios sem nem saber que colaborou diretamente com o processo que
possibilitou estas melhorias.
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