13 fevereiro 2017

De IoT Para IoE

Já ouviu falar em IoE?

Sim IoE, que quer dizer, em inglês Internet of Everything (não deve ser traduzido por Internet de todas as Coisas e sim por Internet de Tudo).

É o que é IoE? Como tudo neste mundo tecnológico, é um conceito. Para entendê-lo (se é que é realmente necessário entendê-lo nos dias de hoje), temos que pensar também no M2M, o tal "Machine-to-Machine".

M2M é a tecnologia que garante a comunicação entre "máquinas", entendendo máquinas principalmente como os computadores em uma rede. Trata da forma que um determinado servidor pode "conversar" com outro servidor ou mesmo com alguma outra máquina. Uma definição aceita hoje é um conjunto de tecnologias que permitem a comunicação entre máquinas sem a intervenção humana. um exemplo bem simples: quando você liga seu celular ele conversa com a rede e, entre outras coisas, sincroniza a data e hora.

Então, este conceito de M2M se expande e se torna IoT ao acrescentar pessoas e coisas que antes não eram conectadas. A Tv, o termostato (que os americanos gostam tanto de citar como exemplo), o carro conectado, e vamos por aí afora. Obviamente, há uma série de processos e funcionalidades que se tornaram possíveis quando estas coisas vieram a fazer parte da conectividade e são esses processos e funcionalidades o verdadeiro valor da IoT.

Pois bem, a IoE nada mais é que uma conceituação mais ampla da IoT, acrescentando a este conjunto mais três termos em inglês que nem vou me dar ao trabalho de traduzir:

  • Internet of Humans
  • Internet of Digital
  • Industrial Internet of Things
Então, a IoE é um macro conjunto de tudo isso, somado às tecnologias de comunicação, tratamento de dados, processos e conceitos.

Ao pensarmos em IoE, pensamos em quatro pilares: 
  • Pessoas, vistos como nós na rede, contribuindo com informações e processos
  • Coisas, os sensores e atuadores, gerando e recebendo informações
  • Dados, que então são transformados e informações que são utilizadas para definir ações inteligentes
  • Processos, que ligam as pessoas, coisas e dados, agregando valor.
Como eu disse, ainda não é realmente importante entender o significado de IoE. Já, quanto à IoT, esta sim merece sua atenção pois ela está muito perto de você e está acontecendo agora, num processo muito interessante de nascimento e amadurecimento concomitantes.

PS: existiria ainda a Internet of You (IoY) e a Internet Of Everyting and Everyone (IoEE)...



Nenhum comentário:

Postar um comentário