23 setembro 2018

O Barômetro da Vodafone para a IoT


Temos falado muito de Internet das Coisas e o mundo da Casa Inteligente. Já analisamos possíveis futuros dos fabricantes atuais de Automação Residencial, mostrando alguns caminhos para entrar no mundo da Casa Inteligente.

Mas a Internet das Coisas não é só Casa Inteligente. Existem muitas frentes aplicando este conjunto de tecnologias, como o Agronegócio, as Cidades Inteligentes, Saúde e a Indústria, onde até criaram sem próprios termos: Indústria 4.0 e IIoT (Industrial Internet of Things).
Será que há algum segmento da aplicação de IoT que possa interessar àqueles envolvidos na Casa Inteligente?

Possivelmente sim. Este segmento é a IoT aplicada aos negócios. Ela não tem um nome próprio ainda, mas é forte, tem avançado muito e está muito aberto a novos players, em praticamente todos os níveis da pirâmide IoT (sensores, gateways, redes, Nuvens, aplicações e Inteligência).

O que vamos mostrar a seguir é um resumo comentado do documento emitido pela Vodafone, que eles chamam de IoT Barometer 17/18. É um documento que é emitido periodicamente desde 2013.

Os mercados que podem interessar aos fabricantes que atualmente possam estar envolvidos com a Casa Inteligente seriam Transporte e Logística, Saúde e Varejo. Há ainda os mercados de Serviços Públicos, Automotivo e Energia e Utilities, mas nestes a dominância de grandes “intermediários” é grande, o que pode inibir o aspecto de inovação e empreendedorismo, em troca de grandes volumes e abandono de desenvolvimentos. Estes são mercados que tendem a dar passos grandes e lentos, mas em seguida ficam “congelados” por vários anos colhendo os benefícios.

Aqui focaremos nas empresas cliente, ou seja, aquelas que utilizam ou poderiam utilizar IoT em seus processos e negócios. Estas empresas seriam os potenciais clientes de fabricantes e provedores de serviços relacionados com a Internet das Coisas.

Vejamos como a Vodafone vê o momento presente (2017/18) destes mercados. Não vou contestar os números nem confrontá-los com outras fontes. O objetivo deste texto é trazer a possiblidade de novos mercados de uma forma mais leve. Se alguma empresa se interessar por algum segmento específico será necessário, obviamente, estudos mais detalhados e a preparação de um Plano de Negócios.

Sobre a Pesquisa
A pesquisa feita pela Vodafone incluiu 1278 empresas em 13 países por todo o mundo. No Brasil foram entrevistadas 98 empresas, o que pode ser considerado como bastante relevante. Os setores pesquisados foram: Varejo, Manufatura, Energia e Utilidades, Saúde, Transporte e Logística, Automotivo, Eletrônica e o Setor de Serviços Públicos.


As empresas consultadas vão desde as pequenas e médias até os grandes conglomerados. 17% delas tinham mais de 10.000 funcionários.

Momento Presente – Resumo
  • ·         A fatia de empresas que adotaram IoT subiu de 12% em 2013 para 29% em 2017. Os setores que mais cresceram em relação a 2016 foram Transporte e Logística (de 19% para 27%) e Varejo (de 20% para 26%).
  • ·         Das empresas que adotaram IoT, 84% aumentaram seu uso de 2016 para 2017. Das empresas que adotaram IoT, 12% têm mais de 10.000 dispositivos conectados e o número de empresas com mais de 50.000 dispositivos conectados subiu de 3% para 6%.
  • ·         Os benefícios que as empresas que adotaram IoT buscam incluem redução de custos, redução de risco, aumento de lucratividade e, principalmente, aumento de eficiência (55%).
  • ·         O uso de IoT está se tornando mais sofisticado; 46% das empresas que adotaram IoT já integraram esta tecnologia aos seus principais processos, incluindo seus ERP´s (Enterprise Resource Planning).

Momento Presente - Análise
A análise mais detalhada dos resultados da pesquisa mostra alguns aspectos interessantes que merecem ser apontados.

Aqueles que adotaram IoT como parte de seus negócios continuam investindo nesta tecnologia, crescendo seu número de dispositivos conectados e também aumentando a área de influência da IoT em seus processos e negócios.

82% dos usuários entende que a IoT somente tem valor quando agregada a outras tecnologias, como Big Data e Inteligência Artificial.

O crescimento na adoção de IoT tem aumentado em todas as regiões. Se compararmos os números de 2013 com os atuais, vemos que a região que mais cresceu foi a chamada Ásia-Pacífico, que foi de 12% para 36%. As Américas cresceram de 14% para 27%.

Por outro lado, a análise também mostra uma certa queda na velocidade vertiginosa com que a adoção de IoT vinha acontecendo. Esta queda em velocidade não representa qualquer ponto negativo, reflete apenas que houve um momento no passado onde “a ficha caiu” e muitos começaram a correr atrás do uso da IoT. O crescimento continua forte e alguns novos desenvolvimentos podem voltar a aumentar esta velocidade de adoção.

Vemos isso principalmente quando analisamos os tamanhos das empresas que já adotaram a IoT. Em 2013 12% das empresas com menos de 1.000 empregados utilizavam IoT; hoje este número é de 28%. As empresas entre 1.000 e 10.000 funcionários foram de 11% para 31%. E para as empresas de mais de 10.000 funcionários este número foi de 26% para 32%.


Uma provável explicação para isso está na infraestrutura de comunicação para os dispositivos IoT. Somente nos últimos anos esta infraestrutura ganhou o formato de prestação de serviços. Isto permite que as empresas adotadoras de IoT não mais precisem investir nesta infraestrutura e apenas contratar os serviços. Isto facilita a vida das pequenas e médias empresas, que poderão adotar a IoT de forma mais econômica e flexível.

A pesquisa também indica que o retorno sobre o investimento (ROI) tem sido uma constante. Atualmente, 95% das empresas usuárias de IoT afirmam que tem colhido benefícios tangíveis e 53% consideram que estes benefícios são consideráveis (em 2013 este número era de 36%).

Um outro fato relevante é que o uso de IoT não é apenas para automatizar processos ou experimentar com a tecnologia. Entre as empresas que adotaram IoT, 85% a consideram crítica para o sucesso dos negócios. É interessante notar que no setor de Varejo, este número cresce para 95%. Isto explica porque 81% destas empresas continuam a investir em IoT e 78% estão expandindo a área de atuação da IoT.

Podemos notar também este crescimento no investimento de empresas que já tinham adotado a IoT em seus negócios quando verificamos que o número de empresas com mais de 50.000 dispositivos conectados dobrou em apenas um ano. Ademais, vemos que o número de empresas com menos de 100 dispositivos conectados caiu. Isto indiretamente demonstra que as empresas estão evoluindo de patamar quanto à quantidade de dispositivos conectados, demonstrando que elas saíram da fase de experimentação para a de uso pleno e, provavelmente, sem retorno.

Momento Presente – Resumo
A pesquisa mostra que o uso de IoT nas empresas é uma realidade e que a quantidade de empresas investindo neste conceito tem aumentado continuadamente, assim como tem aumentado o valor investido daquelas que já haviam iniciado o processo em anos anteriores.

Também fica patente que estas empresas estão abraçando a IoT seriamente, utilizando suas funcionalidades em processos críticos para a operação e gerenciamento, de forma praticamente irreversível.

Os benefícios financeiros do uso da IoT são claros para estas empresas, mas o que chama a atenção é o benefício agregado do aumento da eficiência produtiva e da rapidez na tomada de decisões.

Fica claro, portanto, que o mercado de produtos e serviços para IoT, quando vemos as empresas como as usuárias, está em franco crescimento e se consolidando. Em muitos casos, os projetos de IoT se iniciam dentro das próprias empresas e são geridas por elas. Isto facilita a entrada de novos fornecedores no mercado, uma vez que estas empresas cliente podem ter necessidades que os grandes fornecedores de dispositivos IoT não atendem ou não se interessam em atender. Será, provavelmente, um mercado de nichos, o que deve ser visto pelos fabricantes nacionais como uma ótima oportunidade, pois isso diminui os gastos com desenvolvimento, marketing e produção.

A Seguir
Nos próximos posts continuaremos a análise da pesquisa da Vodafone IoT Barometer 2017/18, falando mais diretamente dos benefícios conseguidos (ou buscados) por estas empresas cliente e do que podemos esperar para os próximos cinco anos. Também faremos uma análise rápida do que vem acontecendo nos setores de Saúde, Transporte e Logística, Energia e Utilidades, Varejo e Automotivo.

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