24 abril 2017

Especialista em Aplicações – O Caminho para Ser Bem-Sucedido em IoT


O profissional bem sucedido no novo mundo da Internet das Coisas é aquele que arquiteta o uso inteligente das informações, visando benefícios e retorno financeiro.

A possibilidade podermos trabalhar com um número infindo de dados, em tempo real, e vindo de praticamente qualquer lugar que queiramos abre a oportunidade de se criar usos para estes dados nunca antes imaginados.

Há, certamente, uma série de outras inteligências envolvidas para que tudo dê certo. Temos os fabricantes de sensores e atuadores, com seus próprios desafios: tamanho, consumo de energia, confiabilidade, etc. E nesta área temos já sinais claros de que estes fabricantes sabem o que fazer e estão indo bem nesse processo.

E temos também que transportar estes dados através de redes e soluções de comunicação. Esta área está mais que bem coberta pelas soluções que estão em fase final de desenvolvimento e testes. Se pensarmos nas alianças e consórcios trabalhando para padronizar protocolos, as coisas estão indo mais devagar, mas eventualmente se resolverão.

A infraestrutura para receber, armazenar e tratar estes dados estão também disponíveis através das gigantes como Apple, Amazon, Google e Microsoft. As ferramentas de software para análise e validação já existem faz tempo.

O que está faltando é a mente criativa para saber o que fazer com essas informações, de forma a trazer benefícios a determinados grupos e rentabilidade a outros. Não que elas não existam, mas atualmente são poucas e estão dedicadas a outras áreas de criação.

Enquanto estas mentes criativas não se destacam, vemos aplicações que já existiam se tornando mais difundidas apenas pela redução no custo de sensores, transmissão, armazenamento e tratamento de dados.

Dois exemplos sobre os quais li recentemente mostram isso (na verdade era num artigo provavelmente direcionado para um determinado fabricante).

O primeiro era o uso de sensores detectores de veículos em vagas de estacionamento com seus parquímetros. O sistema monitora a vaga e o pagamento e registra qualquer uso indevido da vaga. Principal vantagem para implementar esta solução: redução de custo de instalação, redução de custo de operação, maior eficiência no uso do espaço e acompanhamento da taxa de ocupação.
Inteligente e criativo? Nem um pouco. Talvez numa próxima etapa informar ao usuário onde há vagas disponíveis... ou ainda melhor, permitir a reserva de vagas pelo usuário. Melhorou. Mas vamos ser mais criativos: você diz onde vai, seu software tipo Waze já escolhe o estacionamento mais perto, reserva sua vaga e o direciona até ela. Fui criativo?

O outro exemplo era de uma rede de entrega de pizzas. Eles monitoram as temperaturas das suas lojas, em especial dos espaços de armazenamento de alimentos. O benefício aqui é um acompanhamento em tempo real visando garantir a qualidade dos produtos e reduzir os desperdícios. Precisa de IoT para isso? Antigamente podíamos fazer isso por linha telefônica, discando periodicamente para uma central e passando as informações!

Vamos ser mais criativos? Que tal colocar os sensores nas pizzas sendo entregues? Aí o cliente ficaria sabendo quando a pizza saiu para ser entregue, qual a temperatura em que deixou a loja e qual a temperatura quando ela foi entregue.




Um pouco melhor? Fui mais criativo? Será que tenho chance de ser bem-sucedido nesta área? 😊😊😊

Nenhum comentário:

Postar um comentário