23 fevereiro 2017

Mais um Passo em Busca da Conectividade

Uma das preocupações com as Coisas na Internet é que se elas não estiverem conectadas diretamente em uma fonte de energia confiável e duradoura deverão usar baterias (possivelmente com carregadores fotovoltaicos).

Estas Coisas, que podem ser sensores ou atuadores (ou ambos em uma Coisa só), precisam estar minimamente ativos: sensores devem estar sempre medindo e devem transferir os dados conforme programação ou demanda; os atuadores devem estar sempre escutando para saber se há algum novo comando a ser obedecido. Isto significa que a solução de comunicação para as Coisas que dependem de bateria deve ter o menor consumo possível, principalmente quando em standby.

Este requisito dificulta o uso de rádios celulares ou WiFi, pois ambos têm um consumo acima do desejado. Para resolver esta questão há duas abordagens principais: ou utilizar outras redes de menor consumo, como ZigBee ou ZWave, ou “redefinir” a rede celular e o WiFi para reduzir seu consumo.

E esta última abordagem está se desenvolvendo muito bem. Apenas como um exemplo, hoje está em testes o LTE-M1, uma nova implementação da rede celular para diminuir drasticamente o consumo de seus rádios. Você pode saber um pouco mais clicando aqui ou aqui.

De forma simplificada, esta tecnologia usa a mesma infraestrutura do LTE hoje existente, com pequenas modificações para o M1. Isto acelerará a implementação a tal ponto que a AT&T americana está prometendo a implantação em todo o território dos USA até o meio do ano.

Será interessante acompanhar esta novidade e pensar no que ela pode alterar tanto no panorama quanto no que os fabricantes das Coisas tinham planejado para a conectividade de seus produtos.

Quem apostou em WiFi em breve terá a chance de experimentar o WiFi HaLow; quem apostou no Bluetooth, logo teremos a versão 5. O ZigBee e o ZWave prometendo novas versões.


Podemos melhorar e ampliar as opções de conectividade, mas cada vez mais fugindo da convergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário