10 dezembro 2017

Silicon Labs compra Sigma Designs - O que virá pela frente?

Um dos mercados não muito visíveis da Internet das Coisas é o da microeletrônica, principalmente o dos fabricantes dos chamados SoCs (systems-on-chip). Resumidamente, SoC é um circuito integrado que contém várias funções, muitas vezes incluindo a parte de radiofrequência; é como se fosse um computador em um único chip.

Sua principal aplicação é nos chamados sistemas embarcados, onde executa funções pré-definidas e de forma praticamente autônoma. Quem compra um SoC para utilizar em algum produto que esteja fabricando está na verdade “terceirizando” algumas funções para o fabricante do SoC.

Na Internet das Coisas há duas áreas onde o uso de SoCs pode colaborar com a redução de custos, aumento da qualidade e aceleração no desenvolvimento do produto como um todo. São elas: sensores e redes de comunicação.

Poder acrescentar aos produtos funções de GPS, medição de temperatura, pressão atmosférica e medição de aceleração com a simples adição de um chip ao projeto simplifica o desenvolvimento e garante que estas funções estejam corretas desde o início.

O mesmo acontece com as funções de comunicação. Hoje há uma série de protocolos de comunicação sem fio no mercado: WiFi, Bluetooth, Zwave, Zigbee, entre outros, e todos brigando para serem o protocolo de fato a ser usado pela IoT, principalmente em aplicações residenciais.

Ser o principal escolhido como protocolo utilizado pela IoT nos gadgets e eletrodomésticos significa entrar num mercado de bilhões de chips vendidos por todo o mundo. Esta briga está ainda longe de ser definida e constantemente vemos notícias que mexem com as chances de cada um.

Recentemente tivemos o anúncio da compra da Sigma Designs, Inc pela Silicon Labs (anúncio oficial neste link). E quem são essas empresas? A Silicon Labs é fabricante de uma enorme gama de componentes de microeletrônica, incluindo sensores e chips de comunicação. Os chips de comunicação incluíam, até antes da aquisição, os protocolos Zigbee, Bluetooth, Thread e WiFi.

E a Sigma Designs? Ela é especializada em chips de comunicação e nos SoCs para os chamados set-top boxes e Smart TVs.  Mas seu grande valor está em ser a ÚNICA fabricante dos SoCs e módulos para Zwave!

Com a aquisição, a Silicon Labs passa a incluir Zwave no seu portfolio de produtos (como nova ÚNICA fabricante), cobrindo a uma grande parte das alternativas que o mercado de IoT pode usar nas aplicações residenciais.

Assim, a Silicon Labs passa a oferecer praticamente qualquer solução de comunicação para a Casa Inteligente e nem precisa defender uma tecnologia sobre a outra. Ela agora pode se dar ao luxo de esperar o mercado se definir.

E o que o mercado ganha com isso? Ainda é cedo para se dizer, já que ainda não temos um posicionamento mais claro por parte da Silicon Labs, mas com certeza o potencial do Zwave aumenta em muito. É verdade que o monopólio continua, mas quem sabe a Silicon Labs inclua o Zwave em seus SoCs multiplataforma.


Um único chip com Zwave, Zigbee, Bluetooth e WiFi? Seria isso uma solução de interconectividade ou uma expansão da Torre de Babel?

Nenhum comentário:

Postar um comentário